Banner

 

Porta-Enxertos

 
 
Porta-Enxertos para Ameixeira, Nectarineira e Pessegueiro
Exclusividade Clone Viveiros
Para: Pessegueiro
 
Nano+ é um porta-enxerto semi-anão para pessegueiro desenvolvido pela Clone Viveiros. Pessegueiros enxertados neste porta-enxerto tem redução entre 40 e 65% do tamanho de copa quando comparados com as mesmas variedades enxertadas nos porta-enxertos até hoje usados no Brasil.
Vantagens:
  • Economia drástica em mão-de-obra;
  • Permite plantios em alta densidade. Condução das plantas em líder central e instalação de telas de proteção;
  • Não necessita de podas de verão em condições normais;
  • Colheitas são facilitadas e concentradas;
  • Podas de inverno são de intensidade menor;
  • Maior densidade de gemas floríferas e maior pegamento de frutos;
  • Os frutos recebem melhor insolação e podem desenvolver melhor qualidade.
Exigências:
  • Solos férteis/corrigidos e bem drenados;
  • Não tolera falta ou excesso de água;
  • Necessita de irrigação instalada antes do plantio;
  • Quando conduzido em líder central necessita de espaldeiras com pelo menos 2 arames;
  • Espaçamento aproximado de 3,5 a 4 metros entre ruas e 1 a 1,5 metros entre planta
  • Atenção especial no raleio devido ao grande pegamento de frutos;
  • Não deve ser plantado em locais onde havia recentemente pomares de pessegueiro e ameixeira;
  • Precisa de cuidados especiais no transplante, as mudas são grandes e portanto bastante sujeitas a perda d’água.
Aspectos vegetativos de pessegueiros enxertados sobre Nano+ (esquerda) e porta-enxerto vigoroso (direita), início de janeiro na 5ª folha em Guajuvira, Araucária-PR.
 
A9   Exclusividade Clone Viveiros
Para: Ameixeiras, Pessegueiros e Nectarineiras
 
Denvolvido pela Clone Viveiros, A9 é extremamente produtivo! Mostra RÁPIDA ENTRADA EM PRODUÇÃO, ALTA PRODUTIVIDADE, COM MAIOR EFICIÊNCIA NOS TRATOS CULTURAIS E COLHEITA.

A9 em ameixeira produz plantas que tem volume de copa com 40-60% to tamanhao que as mesmas variedades produziriam enxertadas em Conserva ou Okinawa. Pode induzir abundante floração e alguama floração significativa já no segundo ano de plantio. Permite plantios em densidades de 1000-2000 plantas por hectare. Pode-se optar pela condução em "V" com duas pernadas (4,5 a 5,5m entre ruas) ou líder central (3,5 a 4,0m entre ruas), com distância entre plantas de 1,20 a 1,7m.

A9 em pessegueiro induz uma redução de 25 a 35% do volume de copa em relação ao Okinawa. Permite plantio de pessegueiro e nectarineira em média/alta densidade, sem que haja necessidade de podas verdes frequentes. Melhora sensivelmente o pegamento de frutos. Indicado principalmente para variedade que tem alguma dificuldade em frutificação. Excessiva frutificação em variedades produtivas pode necessitar raleio dispendioso.

A9 é mais sensível ao transplante das mudas que outros porta-enxertos. Em condições de estresse severo causado pela falta ou principelmente excesso de água, em solos muito pedregosos, rasos, muito pesados, etc., as plantas podem sofrer demasiadamente no primeiro ano, diminuindo o cresciemnto, amarelecendo ou caindo as folhas no final do verão

 
A9 com Filtro    Exclusividade Clone Viveiros
Para: Ameixeira
 
Induz nanismo maior que na enxertia direta sobre A9. Especialmente interessante para variedades, vigorosas e com hábito de frutificação em esporões, as quais normalmente demoram mais para entrar em produção, tais como Letícia, Polli Rosa, América, Angeleno, etc.
 
Okinawa
Para: Ameixeiras, Pessegueiros e Nectarineiras
 
Resistente a nematóides causadores de galhas. Produz plantas vigorosas, rústicas, uniformes, altamente produtivas, com frutos de bom tamanho e qualidade. Bom comportamento no transplante para o pomar. Demora entrada em produção de ameixeiras que produzem em esporões. Apresenta excelente comportamento em replantes de pomares de pessegueiro, sendo a melhor opção.
 

Porta-Enxertos para Macieira

 
M9
Para densidades superiores a 2500 plantas por hectare. Exige sistema de tutoramento. Frutificação muito precoce, frutos de alta qualidade. Pode mostrar problemas de brotação e crescimento da copa em anos de invernos ou regiões quentes. Exige solos férteis, profundos, com bom teor de matéria orgânica e capacidade de retenção de água.
 
Maruba com Filtro de M9
Definitivamente a melhor opção para precocidade, alta produtividade e qualidade. Combina as características da adaptabilidade aos solos brasileiros observado no Maruba, com frutas de alta qualidade produzidas no M9. Vigor e densidade de plantio ajustáveis conforme o tipo de filtro utilizado. Rápido crescimento inicial e entrada em produção. Tutoramento essencial quando em alta densidade.

É EXTREMAMENTE IMPORTANTE A ESCOLHA DO CLONE DE M9 E DO COMPRIMENTO DO FILTRO NO RESULTADO FINAL DA PLANTA, ESPECIALMENTE PARA VARIEDADES COMO FUJI E GALA. Muitos dos pomares que tem sido plantado no Brasil com GALA e FUJI são com mudas cujos filtros são menores que 25 cm, e a grande maioria com filtros ao redor de 20 cm. Tais mudas são muito mais fáceis de serem feitas em apenas 1 ano. Porém estas árvores podem apresentar vigor acima do desejado.

PARA AS VARIEDADES FUJI E GALA NÓS UTILIZAMOS FILTROS DE M9 COM 28 E 30 CM DE COMPRIMENTO. ESTAS MUDAS LEVAM 2 ANOS PARA SEREM FEITAS MAS GARANTEM BOM CONTROLE DE VIGOR E ALTA PRODUTIVIDADE.

 
Maruba
Interessante para variedades com baixa exigência em frio, para solos secos ou com problema de drenagem, replantios e adensamentos. Plantas muito vigorosas, induz alta produtividade e boa qualidade quando adultas.

Porta-Enxertos para Pereiras
 
Marmelo CV    Exclusividade Clone Viveiros
O sistema de plantas desenvolvido pelo Clone Viveiros é um novo horizonte para a cultura da pereira em nossas condições. Produz plantas anãs, as quais mostram diferenciamento rápido e abundante produção de flores, e com entrada muito precoce em produção. Boa compatibilidade e crescimento com as principais variedades comerciais, incluindo algumas cultivares Asiáticas como Hosui. Para solos férteis, bem drenados e com boa retenção de umidade. Necessita de sistemas de sustentação e irrigação. Densidades de plantio entre 2000 e 4000 plantas por hectare, com plantios entre linhas de 3,5 metros e entre plantas de 0,75 a 1 metro.
 
Caleriana
Compatível com todas cultivares asiáticas e européias, ampla adaptação aos diversos tipos de solo. Produz plantas menores, mais precoces que Betulifolia ou outros híbridos. Densidades de plantio entre 700 e 2000 plantas por hectare, dependendo da variedade e sistemas de plantio. Período de entrada em produção dependente das técnicas de condução e poda utilizados.
 

ATENÇÃO! O conteúdo deste site NÃO TEM FINALIDADE RECOMENDATIVA. Consulte seu Engenheiro Agrônomo local para escolher as melhores opções para as suas necessidades específicas.

 

Clone Viveiros & Fruticultura
CEP 83725-000 - Araucária - PR