Armazenamento, transporte e plantio

Transporte

O transporte de mudas para locais onde a duração da viagem é superior a 4 horas deve ser feito em caminhão frigorifico, em temperaturas não superiores a 6ºC. Para longos percursos é conveniente a aeração das mudas a cada 10-12 horas.

Para o transporte em caminhão não frigorifico, a cada período de 12 horas as mudas devem ser molhadas abundantemente, mas sem pressão excessiva para não danificar as raízes, bem como deve ser permitido a troca de ar próximo das plantas. As plantas devem ser protegidas do contato direto com a lona, pois podem sofrer queimaduras ocasionadas pelo sol. Havendo necessidade de paradas, o caminhão deve ser estacionado na sombra. Lembrando que o ideal é transportar as mudas em caminhão frigorífico.

Armazenagem à sombra

As mudas no destino podem ser armazenadas à sombra, por 1-2 dias, em pé, com as raízes cobertas com areia lavada ou, em maior segurança, com serragem fresca e úmida de pinus de toras não tratadas quimicamente, livres de outros resíduos orgânicos, e em condições de boa drenagem. As mudas devem ser umedecidas frequentemente com água limpa.

Atenção: Mudas jamais devem ser armazenadas em açudes, rios ou qualquer outro tipo de imersão em água.

Armazenagem em camaras frias

Mudas dormentes com raiz nua podem ser armazenadas em câmaras frias para serem plantadas posteriormente, simplesmente porque as condições de solo para plantio não estão prontas, ou ainda para quebra de dormência das gemas e melhor brotação após o plantio no campo, nas seguintes condições:

Temperatura

- Para armazenar o maior tempo possível: 1-3ºC;

- Para melhor quebra de dormência: 4-6ºC. Temperaturas menores que 3ºC e/ou maiores que 6ºC tem pouco efeito na quebra de dormência (principalmente para variedades de macieiras e pereiras que precisam mais de 700 unidades de frio). Portanto estas temperaturas devem ser escolhidas para armazenamento de mudas para quebra-de-dormência.

- Caso a temperatura da câmara suba acima de 10ºC, ventile imediatamente. Mantenha a câmara aberta, ventilada, e umedecida, até que a temperatura possa ser novamente diminuída.

- É conveniente ventilar as câmaras 1-2 vezes por semana para a troca de ar.

Umidade da câmara

- Deve ser regulada para 95%.

- Falta de umidade é a maior causa de perda de mudas durante o armazenamento.

- Em câmaras que não possuem controle de umidade, as mudas devem ser acondicionadas com as raízes imersas em serragem nova, sem resíduos, ou molhadas frequentemente (a cada 1-3 dias) com mangueiras em abundância, com o excesso de agua sendo drenado.

- Verifique constantemente para qualquer indício de dissecação das mudas a fim de ajustar a umidade adequadamente.

- As mudas podem ser acondicionadas tanto em pé como deitadas.

- AS MUDAS NÃO PODEM JAMAIS FICAR IMERSAS OU EM CONTACTO DIRETO COM ÀGUA que está parada no assoalho da câmara.


Clone Viveiros & Fruticultura
Fone: +55 (41) 3253-2940
E-mail: [email protected]

2017 © Todos os direitos reservados.